SANTOS 40

Considerámos como caso de estudo um quarteirão na cidade de Lisboa, delimitado pela Avenida 24 de Julho, Avenida D. Carlos I, Rua Cais do Tojo e Boqueirão do Duro.
Tivemos como objetivo apresentar uma proposta urbana que concretizasse uma solução arquitetónica para a ocupação e requalificação deste quarteirão, desenvolvendo, em consequência, um conjunto de projetos de arquitetura destinados a residências, assim como para o espaço público a ser considerado no interior do quarteirão. Todo o trabalho de projeto que desenvolvemos teve por base uma breve análise da área de intervenção e o estudo conceptual que constitui o suporte e a fundamentação da solução arquitetónica preconizada.
A base de trabalho definiu os princípios da nossa abordagem à área de intervenção, propondo um programa específico e um pré-dimensionamento da proposta a desenvolver, refletindo a aquisição de conhecimento e o pensamento crítico sobre o lugar da intervenção, sobre o habitar contemporâneo na cidade, sobre as linguagens arquitetónicas e sobre os princípios e métodos de trabalho de abordagem.
Assim, desenvolvemos um conjunto de edifícios habitacionais desde T0 a T4, destinado a estudantes e a famílias, e ainda um edifício de serviços.
Sobre o Projeto
Localização
Área Bruta Construção
Área Terreno
CENTRO DE LISBOA
20.000 m2
8.400 m2
